Diretor de compliance da J&F está entre os mais admirados do País

O diretor de Compliance Corporativo do grupo J&F, Emir Calluf Filho, foi eleito um dos 20 profissionais mais admirados do Brasil em conformidade corporativa. O reconhecimento do mercado veio através da pesquisa Compliance On Top, promovida pela LEC Legal, Ethics & Compliance e pelo Vittore Partners.

“A J&F vive um momento de virada, e esse prêmio é uma mostra disso”, afirmou Calluf. “Quero ressaltar que ninguém faz compliance sozinho. Compliance é feito de pessoas”, continuou.

Vencedor em 2018 do “Oscar” do Direito latino-americano na categoria “Compliance Counsel Award” (Advogado de Compliance do Ano), Emir Calluf Filho está à frente do rigoroso sistema de conformidade adotado pela J&F desde 2017.

O resultado das políticas implementadas por Calluf e sua equipe se tornou, no ano passado, um case de destaque para a Associação Latino-Americana de Advogados Corporativos (LACCA), entidade que reúne os principais líderes de departamentos jurídicos da América Latina.

O diretor de Compliance da J&F ressalta a importância do engajamento do comando das empresas na adoção das políticas de governança. “Se os controladores e a alta direção agem dentro das regras de conformidade e estimulam os funcionários a fazê-lo, não há espaço para exceções”, disse Calluf ao site Consultor Jurídico (Conjur). “Sem que todos respeitem as regras, não há uma mudança de fato, como a que vemos na J&F”.

Ao lado de Calluf foram premiados profissionais de empresas como Uber, Petrobras, Makro e Embraer.

O prêmio – A votação foi organizada pela LEC Legal, Ethics & Compliance, maior comunidade dedicada à difusão de cultura de Compliance do mundo, e pela consultoria de recrutamento especializada Vittore Partners.

Participaram 442 gestores do setor de compliance de todo o Brasil. O levantamento também traçou um retrato das principais iniciativas adotadas pelos departamentos de conformidade das maiores empresas do país. O resultado faz parte do anuário Compliance On Top 2019.

Ao fim de um questionário sobre o setor, os gestores foram convidados a mencionar três colegas admirados por sua atuação e realização. O levantamento foi auditado pela Alonso, Barretto & Cia Auditores Independentes.