JBS tem as melhores práticas de combate ao desmatamento na América do Sul

A CDP – Carbon Disclosure Project –, maior e mais respeitada plataforma internacional de informações corporativas de sustentabilidade, que avalia políticas socioambientais entre empresas de capital aberto, acaba de divulgar levantamento CDP Floresta, que reconhece as políticas e práticas da JBS no combate ao desmatamento.  Neste ano, a Companhia obteve o melhor desempenho entre as empresas da América do Sul e figura entre as dez melhores do mundo. Para tanto, foram considerados os avanços em ações relacionadas à política de compra de gado responsável e critérios socioambientais aplicados aos seus fornecedores, entre outros fatores.

“Há mais de 10 anos, a JBS vem investindo fortemente em ações concretas em toda a cadeia de valor. Merece destaque o sistema de monitoramento de fornecedores, que contempla a verificação de uma área superior a 45 milhões de hectares – o equivalente a monitorarmos uma área superior ao território da Alemanha, por exemplo”, ressalta Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS. “Buscamos a origem da matéria-prima junto a mais de 95 mil produtores em diversos estados do Brasil”, completa o executivo.

As operações de compra de gado da JBS também são auditadas anualmente, de forma independente, e os resultados das auditorias são publicados no site da Companhia, garantindo transparência a todo o processo. Em 2019, a empresa norueguesa DNV-GL, referência internacional em auditorias socioambientais, atestou 100% de conformidade nas aquisições de gado realizadas pela JBS, na região amazônica, no ano de 2018.

“O CDP parabeniza todas empresas que já entenderam o tamanho do seu impacto e estão dispostas a percorrer o caminho da transparência e sustentabilidade ambiental. O setor privado, e especificamente o do agronegócio, tem um papel vital a desempenhar nesse momento, no qual a emergência climática é um consenso entre os maiores cientistas climáticos e já se pode sentir os efeitos na economia e em nosso dia a dia. A escala dos riscos comerciais do desmatamento e da insegurança hídrica é ampla – assim como as oportunidades de enfrentá-los.  Precisamos agir juntos, enfrentando os riscos ambientais e nos preparando para uma nova economia voltada tanto para as pessoas quanto para o planeta.”, diz Lauro Marins, diretor executivo do CDP Latin America.

O CDP Florestas avalia anualmente as principais commodities agrícolas globais – gado, soja, óleo de palma e produtos florestais. Mais de 500 empresas, de todo o mundo, reportaram informações à plataforma de acompanhamento do CDP em 2019.

“O reconhecimento do CPD comprova que seguimos avançando com nossas políticas e estratégias de sustentabilidade no combate ao desmatamento na cadeia de fornecedores de gado. Além do destaque no CDP Florestas, a JBS conquistou posição de destaque também no relatório do CDP Água, e está entre as nove melhores empresas avaliadas na América do Sul quanto à gestão e mitigação aos riscos hídricos”, explica Nappo.

Veja estudo completo no site do CDP: www.cdp.net